Publicidade
Categorias: Leandro Mazzini
| Em 11 anos atrás

Ativista acusa Abin de esconder ossadas do Araguaia

Compartilhar

Na audiência de hoje na Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Fonteles Filho, membro do Grupo de Trabalho do Araguaia, vai denunciar dois integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por suspeita de ocultarem ossadas que podem ser de ex-guerrilheiros. Os ossos foram descobertos por operários no Forte do Castelo em 2002, em Belém (PA), e sumiram. Para ativistas, os agentes M.J.B. e A.S.D., com ajuda de um PM, realizaram operação secreta para guardá-los. O Forte pertenceu ao Exército e teria sido usado como desova de corpos dos combatentes desaparecidos.


Publicidade

Observadora

Publicidade

Integrante da Comissão Nacional da Verdade, a psicanalista Maria Rita Kehl também participa da audiência. Os agentes não foram convidados, mas serão citados.

Publicidade

A ficha

Os agentes suspeitos eram o chefe de operações e o vice-coordenador geral da Abin no Pará em 2002. São egressos do Serviço Nacional de Informação e sabem muito.

Publicidade

Sei de nada

A audiência foi requerida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), presidente da Subcomissão de Direitos Humanos. A Abin desconhece os relatos supracitados.

Povo nas ruas!

É consenso entre senadores que o povo dos protestos em Junho retome as ruas em Fevereiro. É quando, por lei, haverá reajuste de tarifas de ônibus municipais. E desta vez, sem negociação. As empresas já perderam muito com o recuo das prefeituras este ano, e a gasolina acabou de aumentar – com indicativos de que vai subir de novo.

Farra emendada

Os parlamentares, em discussões discretas, buscam alternativas para tentar blindar o Congresso – alvo ilustre das manifestações há meses. Eles profetizam que a turma ainda emenda o Carnaval, em Março, e depois a Copa. Podem ser três meses de arranca-rabo.

Só no chão

Depois do fracasso do satélite sino-brasileiro CBRS3, que mandou R$ 300 milhões para o espaço (não tinha seguro!), a preocupação do governo dobra. A conclusão do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas já foi adiada duas vezes.

Promessas

O decreto 7.769, de 28 de Junho de 2012, previa o lançamento para até Dezembro do ano que vem. A novidade? Acaba de ser adiado para o mesmo mês, mas de 2016.

Lá e cá

No fim do ano, Cabo Verde, país africano no Atlântico, receberá em uma semana mais voos de turismo do que o Nordeste do Brasil em um ano, cita blog especializado. 


Dono da boiada

Com cadeira garantida no PMDB, e também a vaga para disputar o governo de Goiás, o empresário Junior da Friboi começou a falar grosso. Diz a aliados que não garante o apoio ao PT no Estado, e revelou que vai conversar com PSB e PSDB.

Mico no ar..

A Diretoria de Administração da Infraero enviou circular a servidores após levar um pito do Ministério do Trabalho, explicitado no D.O. Agendou com sindicato revisão de atividades consideradas perigosas, para tratar o adicional de periculosidade.

Pinga ni mim!’


Causou espécie à Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas a campanha de cervejeira com o Cebolinha, da Turma da Mônica, num diálogo com o pai sobre quando é mais saudável começar a tomar cerveja…

Oh, Minas Gerais..

Olha o que dá a pressa de folga do fim de ano. Ninguém, nem na prefeitura sequer na Câmara de Vereadores de Januária (MG), incrustada no meio de Minas, viu no Plano Plurianual aprovado a meta de investir no ‘transporte marítimo’ e ‘exploração petrolífera’. Um esperto copiou o plano de uma cidade do litoral catarinense. Deu M.

Amadorismo

Ao ser questionado por que Dilma consegue manter popularidade em alta nas pesquisas, petista soltou: ‘Muita competência da oposição’.

Saldão de Natal

Frustrante no Congresso o movimento escancarado de militantes na venda de camisetas em defesa do ex-ministro condenado José Dirceu.

Ponto Final

Só falta o PT abrir lojinha no presídio da Papuda.

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .