Na variação acumulada dos últimos 12 meses, até janeiro de 2024, a atividade econômica de Goiás cresceu 6%, superando em mais que o dobro a média nacional, que atingiu alta de 2,5%. Os dados são do Índice de Atividade Econômica (IBCR), verificadas pelo Instituto Mauro Borges (IMB) e publicadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).
O IBCR é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Ele é calculado a partir de uma fórmula matemática que leva em conta arrecadação de impostos, vendas no varejo, crédito bancário, produção industrial e outros fatores que influenciam a atividade econômica.
Os dados do IBCR mostram que Goiás também obteve crescimento de 5,5% na comparação entre janeiro de 2024 e dezembro de 2023. Este foi o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros com os índices divulgados. A média brasileira neste período foi de 3,4%, também abaixo da média goiana.
Comparando os dados entre os meses de janeiro de 2024 com janeiro de 2023, com ajuste sazonal, Goiás teve alta de 1,2%, enquanto a média nacional atingiu aumento de 0,6%. O resultado goiano foi o quarto maior no ranking do país.