A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia retomou nesta semana as consultas de especialidades médicas nos Cais, Ciams, Centros de Referência e Maternidades. As atividades estavam suspensas desde março, por conta da epidemia de covid-19.

Segundo a SMS, a decisão de retorno se dá pela queda na taxa de ocupação dos leitos para Covid-19, que há dois meses estava sempre próximo de 100% e hoje está em 50%, tanto em UTIs quanto enfermarias. Dados técnicos e análises da Vigilância Epidemiológica e necessidade da população também pesaram para o retorno das especialidades, conforme a pasta.

Publicidade

Inicialmente, estão liberadas consultas especializadas para pacientes que já fazem acompanhamento e precisam de retorno. As agendas foram abertas com vagas para atendimentos no período de segunda-feira (21) até 2 de outubro. A partir de 5 de outubro retornam os atendimentos para pacientes de primeira consulta.

Publicidade

São encaminhados para as consultas especializadas pacientes que passam pelas unidades básicas e que precisam seguir com o tratamento. Foram liberadas especialidades como oftalmologia, endocrinologia, urologia, ginecologia e diversas outras. Procedimentos eletivos como exames e cirurgias já estão liberados, de forma parcial, desde 20 de agosto de 2020.

Publicidade

Entre as regras para o retorno estão o limite de 10 pessoas por grupo no local, disponibilização de álcool gel mantida a distância mínima de 1,5 metros entre os pacientes conforme previsto no Decreto Municipal nº 1645/2020. 

Publicidade