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| Em 2 anos atrás

Assinantes da Netflix ameaçam boicote e cancelamento após nova taxa cobrada pelo streaming

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Internautas já começaram a fazer barulho sobre o anúncio da Netflix, sobre adicional de R$ 12,90 por mês para usuários que compartilham suas senhas da plataforma com pessoas de fora de sua residência. Nas redes sociais, principalmente no Twitter, o assunto está entre os mais comentados do dia. Os assinantes da Netflix aparecem insatisfeitos e, além de pedir boicote, afirmam que vão cancelar suas assinaturas.

A medida, que já está em vigor desde o ano passado em países como Chile, Costa Rica, Peru, Argentina, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Guatemala, funciona da seguinte forma: O titular da conta pode adquirir um ponto extra por R$ 12,90 ou transferir o perfil da outra pessoa, que, por sua vez, terá que arcar com uma nova assinatura.

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Em seu perfil nas redes sociais, a empresa justifica: “A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam”.

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Além disso, foi feito outro comunicado aos assinantes da Netflix: “A partir de hoje, começaremos a enviar este e-mail para assinantes que compartilham a conta Netflix fora da própria residência no Brasil.”

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Vale lembrar que no último mês, a Netflix divulgou seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2023, e a plataforma mostrou que perdeu 500 mil assinantes na América Latina. Os dados computados são anteriores a todo esse processo que ainda irá ser desdobrado sobre o efeito que a aplicação dessa taxa terá num mercado importantíssimo para a companhia.

Ou seja, a estratégia da Netflix em realizar essa cobrança extra, é não perder renda, já que muitas pessoas compartilham uma mesma assinatura. Uma empresa, claro, sobrevive de lucros, mas essa mesma ação pode, sim, resultar em novos cancelamentos. Mesmo assim, caso a empresa consiga registrar mais lucro com esse novo plano, é claro que será melhor para eles do que para os clientes.

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Os assinantes da Netflix, por sua vez, que se mostraram insatisfeitos com a cobrança, dizem, por exemplo que os preços já praticados pela empresa não são justos, devido a baixa qualidade do serviço que a plataforma vem oferecendo. Além disso, há outras plataformas que cobram mais barato no mercado, e, com a realidade financeira do brasileiro, é claro que fica difícil fazer assinatura de todos os canais. Confira algumas das reclamações.

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Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.