Já popular entre os usuários da Netflix, a nova série ‘1899’, dos mesmos criadores de ‘Dark’, se esbarrou em uma grande polêmica neste fim de semana. Segundo a artistas Mary Cagnin, em uma publicação que ela fez em seu Twitter, a produção da Netflix tem diversos elementos da sua HQ Black Silence, publicada em 2016.
A quadrinista brasileira montou uma ‘thread’, uma série de publicações no Twitter, para explicar e embasar sua acusação. Na primeira postagem ela diz: “ESTOU EM CHOQUE.O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016.Segue o fio”.
Na continuação Mary dá detalhes sobre como descobriu, como o plágio pode ter ocorrido e mostra provas das semelhanças entre a série e seu trabalho autoral. “Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem”. Confira na íntegra o que ela escreveu:
Ainda de acordo com a quadrinista, o plágio poderia ter ocorrido após Black Silence ser exposto – e disponibilizada em inglês – em uma feira internacional bastante popular na Europa. Porém, mesmo com as provas e as milhares de pessoas alcançadas, nem a Netflix e nem os envolvidos em ‘1899’ ainda não se pronunciaram sobre acusação.
A acusação de plágio, porém, ainda deve dar muito o que falar. Enquanto isso, o trabalho de Mary Cagnin, ‘Black Silence’, está disponível para leitura online gratuita no site da artista e a primeira temporada de ‘1899’ está disponível na Netflix com 8 episódios.