Com dados divulgados pelo jornalista Rodrigo Castro, por meio da coluna de Lauro Jardim, do O Globo, foi revelado que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi o político que mais usou os jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2023.

Em segundo lugar com 99 voos, apareceu Waldez Goés, ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, mas que, com tal cargo, se justificam os usos. Com 97 decolagens, por sua vez, aparece o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) em em terceiro lugar. Ou seja, no pódio, há dois representantes do poder Legislativo.

Publicidade

vale lembrar porém, que os ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao todo, fizeram 1.493 voos nos jatos da FAB em 2023. Apesar disso, a média de voos por ministro neste primeiro ano de governo do petista, é de 39,2 por ministro. No primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), a média era de 39,6.

Publicidade

Em relação a Arthur Lira, o presidente da Câmara não se posicionou sobre o assunto. A sua manifestão mais recente divulgada foi sobre o ataque golpista de 8 de janeiro que completa um ano nesta segunda-feira (8). No site da Agência Câmara, Lira diz que o governo deu a resposta que cabia: “mais e mais democracia”.

Publicidade

“Foi o que a Câmara dos Deputados tratou de fazer ao longo de 2023, com a discussão e aprovação de matérias da mais alta relevância para o futuro do Brasil, tais como o novo arcabouço fiscal, projetos para o desenvolvimento sustentável e uma histórica reforma tributária, procrastinada há mais de 40 anos”, afirmou o deputado.

Publicidade