A arte inspira, transforma e intensifica relações. A artesã Alda Assis é a prova viva do poder que a arte possui e, a partir de sua história de vida motivadora, quer poder incentivar e mudar outras vidas.

Alda descobriu o artesanato há 11 anos atrás, após sair de um relacionamento. Como muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social, desamparada, sem experiência e formação profissional para ingressar no mercado de trabalho e garantir o próprio sustento, ela foi obrigada a buscar por outras alternativas que garantissem seu sustento. Aprendeu a fabricar biojóias e começou a escrever um novo capítulo de vida.

Publicidade

O artesanato foi a saída, o ponto de partida para a construção de uma trajetória profissional que possibilitou, não somente a sua independência financeira, mas o desenvolvimento da segurança e autoestima que lhe faltavam.

Publicidade

As mudanças trouxeram para Alda a ideia de que ela poderia ser muito mais, dali em diante, surgiu a vontade de transformar outras vidas, assim como mudara a própria. Por meio de um projeto, submetido e aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, a artesã começou a ministrar um curso em que ensina outras mulheres a trabalhar com artesanato, garantir o sustento de suas famílias e a dignidade que tanto precisam.

Publicidade

Em seu curso, a artesã Alda repassa técnicas de conservação, pintura, polimento e aproveitamento de materiais descartados pelo meio ambiente. A matéria-prima advém da própria natureza e estimula a relação mais íntima com a criatividade e reencontro pessoal. Além de ensinar o ofício do artesanato, também oferece palestras e vivência, com foco na saúde mental, em parceria com outras profissionais.

“Nossa intenção é viabilizar uma formação profissional e proporcionar uma experiência de autonomia econômica para esta comunidade. Acredito que os participantes das atividades possam, a partir daí, criar e fortalecer suas próprias rendas financeiras para sustentar minimamente as necessidades básicas de alimentação e moradia, assim como estar em contato com todos os benefícios psicossociais que o artesanato promove”, explica.

Publicidade

O eventos organizados por Alda Assis são gratuitos e com capacidade para trinta vagas. A nova turma inciará no dia 27 de junho e encerrará no dia 2 de julho. Para se inscrever e obter maiores informações, fale diretamente com a equipe da artesã pelo número: (62) 9 9824-9730 (WhatsApp).

Luana Cardoso é estagiária pelo convênio do Diário de Goiás com a UFG (Universidade Federal de Goiás) sob supervisão de Domingos Ketelbey

Publicidade