Emiliano Martinez foi eleito o Melhor Goleiro após a final da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™, no Estádio Lusail. A Luva de Ouro adidas foi concedida pela oitava vez em uma Copa do Mundo.
Entre o primeiro prêmio em 1994 até 2006, o prêmio levou o nome do lendário goleiro russo Lev Yashin. Desde 2010, o melhor goleiro passou a receber a Luva de Ouro adidas.
Martinez foi destaque da Argentina ao longo de toda a competição e brilhou mais uma vez na decisão contra a França, com grandes defesas nos 120 minutos de jogo e, depois, parando uma cobrança de pênalti.
A classe individual de Messi, a vontade inesgotável da Argentina, as jogadas táticas de Scaloni – tudo isso foi destacado muitas vezes no caminho para o título mundial. Mas o que não se pode esquecer é o papel fundamental que Emiliano Martínez desempenhou no sucesso da Argentina na Copa do Mundo de 2022.
Somente sua atuação nas quartas de final da Copa do Mundo contra a Holanda já é de se louvar. Dibu, como é conhecido na Argentina, se destacou em momentos-chave: houve as quartas de final contra a Holanda. No jogo emocionante, ele manteve a calma e defendeu os pênaltis de Virgil van Dijk e Steven Berghuis.
Mais importante, porém, foi sua atuação na final contra a França – defendeu o pênalti de Coman e venceu o jogo dos nervos contra Tchouameni, que chutou para fora. Mas o jogador de 30 anos também pode contar com outros aspectos: salvou seu time de marcar um total de 34 vezes – e junto com Messi, a vontade da equipe e as táticas de Scaloni, é a razão pela qual a Argentina comemorou seu terceiro título da Copa do Mundo.
(Conteúdo – Fifa)