Projeto de lei do deputado estadual Francisco Jr (PSD) apresentado em dezembro de 2016, que confere ao Poder Executivo permissão para o fornecimento de empréstimos a empresas ou pessoas jurídicas para aquisição de bicicletas ou construção de bicicletários para o uso dos funcionários, foi aprovado em segunda votação na sessão de hoje da Assembleia Legislativa. O projeto prevê o estímulo ao uso de bicicletas como meio de transporte por trabalhadores.
Nos últimos anos a bicicleta vem superando o estigma de ser apenas um meio de lazer, para se tornar um meio de transporte de grande importância, sendo até mesmo considerada como o símbolo do transporte sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao defender o projeto Francisco Jr destacou a qualidade de vida proporcionada pelo uso da bicicleta, “As vantagens do uso da bicicleta incluem aspectos de qualidade de vida do usuário, saúde pública, sustentabilidade e melhoria da mobilidade urbana. Os aspectos de qualidade de vida envolvem em primeiro lugar a saúde do trabalhador que passaria a exercer atividade física constante.”, salientou o deputado.
Além dos benefícios para os trabalhadores, o projeto de Francisco Jr também traz vantagens para a mobilidade urbana, “Por ser uma modalidade de transporte que envolve um investimento menor em infraestrutura que os transportes coletivos e por usar de forma mais racional o espaço público que os meios de transporte individuais motorizados, há um benefício em cadeia por toda a rede de mobilidade urbana”.
Com uma frota de mais de 70 milhões de bicicletas, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), o Brasil conta com uma produção anual de cerca de 2,5 milhões de bicicletas, sem contar as infantis, sendo considerado o 4º maior produtor de bicicletas no mundo.
Além do empréstimo as empresas que estimularem os seus funcionários a adotarem bicicletas como meio de transporte também estarão aptas a receber o selo de Sustentabilidade em Mobilidade Urbana, a ser instituído pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA).
{nomultithumb}