Categorias: Cidades

Aprovado em primeira votação projeto que regulamenta Food Trucks em Goiânia

Foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei de autoria do vereador Paulo Magalhaes (PSD) que regulamenta a venda de alimentos em veículos sobre rodas, os chamados Food Trucks na capital. Comerciantes foram até a sede do Poder Legislativo acompanhar a análise da matéria.

O projeto estabelece regras específicas como: tamanho dos veículos, locais e horários que poderão estacionar para comercialização dos produtos. Foram também colocados pontos relativos à autorização para funcionamento e acompanhamento da Vigilância Sanitária.

Atualmente há cerca de 70 Food Trucks em Goiânia. Para o presidente da Associação da categoria na capital, Vinícius Ferreira, entende que há uma série de benefícios para os comerciantes e também para o Município, pois poderá incentivar uma concorrência entres os estabelecimentos existentes e os Food Trucks.

“Analisamos positivamente, pois queremos trazer um alimento de qualidade para o nosso público, com fácil acesso, tudo preparado na hora, melhorando também a qualidade dos estabelecimentos que já existem na cidade. Queremos atuar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, tudo regularizado”, argumenta.

Os comerciantes acompanharam a votação em plenário. Já nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (26), vários Food Trucks estavam estacionados em frente à Câmara Municipal de Goiânia, na Avenida Goiás no Setor Norte Ferroviário.

O autor da matéria, Paulo Magalhães entende que a intenção é de estabelecer critérios para que não atuem de forma que cause transtorno ao cidadão.

“É mais um opção para que o cidadão possa comer uma comida de qualidade perto da sua casa, não indo a um lugar que não conheça de onde saiu à comida. Ele pode saber da origem, pois o projeto tem pontos que regulamenta junto a Vigilância Sanitária, SMT, Bombeiros. Estamos liberando o Food Truck não para tirar freguesia dos pit dogs, restaurantes, pois quem tem a melhor comida é que vai atrair o freguês”, argumenta o parlamentar.

Em relação aos locais de atuação, as áreas serão definidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, assim como os horários. Outro ponto de destaque no projeto é que cada comerciante terá autorização específica para vender determinados produtos. O projeto continua em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Debate entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal tem troca de acusações e tapa em carteira de trabalho

Durante um debate promovido pelo Estadão, Faap e Terra nesta quarta-feira (14), os candidatos à…

14/08/2024

Concurso da Polícia Penal de Goiás tem prazo de inscrições prorrogado

As inscrições do concurso público da Polícia Penal de Goiás foram prorrogadas até o dia…

14/08/2024

Com apenas seis jogos e agora fora dos planos, meia é dispensado no Goiás

Foram apenas seis jogos do meia Ian Luccas com a camisa do Goiás Esporte Clube.…

14/08/2024

Zagueiro Adriano Martins ainda acredita em “volta por cima” do Atlético-GO na Série A

Com a derrota para o São Paulo no último domingo (11), o Atlético-GO atingiu a…

14/08/2024

OMS declara emergência internacional para surto de mpox na África devido ao risco de pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14) que o surto de mpox…

14/08/2024

Primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Aparecida acontece dia 21 sem presença de Alcides

O primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Aparecida de Goiânia acontecerá na próxima quarta-feira…

14/08/2024