A Câmara de Vereadores de Goiânia aprovou nesta terça-feira (13) o projeto de desafetação de 18 áreas públicas da Prefeitura de Goiânia. A proposta estava há cinco meses em tramitação e obteve 19 votos favoráveis e 11 contrários na segunda e última apreciação.

Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

A matéria foi votada sob forte pressão de grupos contrários que compareceram às galerias da Casa. A maior parte das áreas especificadas no projeto fica próximo ao Paço Municipal, no Park Lozandes. Elas passarão a fazer parte dos Projetos Diferenciados de Urbanização (PDU 1), o que permitirá adensamento por meio da verticalização dos imóveis. Com a venda das áreas, a prefeitura pode arrecadar até R$ 250 milhões.

O bloco moderado preferiu não votar a proposta. O projeto foi aprovado após reunião da líder do governo na Casa, Célia Valadão (PMDB), com vereadores da base por quase uma hora. Segundo o vereador Deivison Costa (PT do B), houve uma conversa por telefone com o prefeito Paulo Garcia (PT). A matéria segue agora para sanção do petista. Ouça as palavras da líder sobre os benefícios do projeto:

Publicidade

images/stories/audio/2014/CELIA DESAFETAO 1.mp3

A permuta de aproximadamente 208.000 m² pode fazer com que a Prefeitura arrecade cerca de R$ 250 milhões. Com a venda das áreas, a prefeitura pretende solucionar a crise financeira na prefeitura. O vereador Geovani Antônio (PSDB) acredita que as áreas podem fazer falta ao poder público no futuro. Ouça:

images/stories/audio/2014/GEOVANI DESAFETAO 1.mp3

A sessão foi movimentada e tumultuada. O ex-vereador Maurício Beraldo que é ligado a movimentos populares de luta pela moradia estava nas galerias. Acompanhado de várias pessoas, fez barulho e pressão em cima de alguns vereadores.

images/stories/audio/2014/BERALDO 1.mp3

 

 

Publicidade