Julho, mês de férias, mês de diversão, mês de soltar pipa na rua. No entanto, os perigos da linha com cerol vão além de um corte. A linha com cerol pode matar pessoas que transitam próximo à área em que as crianças estão brincando.
A partir da campanha Pipa Sem Cerol, promovida pela Prefeitura de Goiânia, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu, entre 20 de junho e 20 de julho, 200 mil metros de linhas com cerol na capital. Além disso, foram apreendidas 107 latas e 24 carretéis de linha chinela e da Indonésia, que tem o poder cortante maior que o cerol.
A campanha visa conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os risco de utilizar cola com vidro moído na linha das pipas e orientar a brincadeira de forma saudável.
“Estamos empenhados em orientar essa garotada sobre o perigo destes materiais, no entanto, sabemos que não é fácil desconstruir essa prática. Mesmo assim, os trabalhos continuam”, destaca o comandante da GCM, José Eulálio. A campanha será encerrada em 4 de agosto.