Um dia depois de o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), visitar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em reunião na qual sinalizou uma possível filiação ao partido para a disputa ao Governo de Goiás no próximo pleito, o deputado federal Major Vitor Hugo (União Brasil) se manifestou nas redes sociais, neste domingo (20), para anunciar os seus próximos passos na política. O parlamentar reafirmou que irá se filiar ao PL e oficializar sua pré-candidatura ao Executivo estadual, na próxima semana, ao lado do presidente.
“Sigo firme como pré-candidato ao governo de Goiás, vou me filiar ao PL e lançar a pré-candidatura ao lado do presidente no final de semana que vem, a convite do próprio JB (Jair Bolsonaro), que decidiu por me apoiar”, escreveu, com a ressalva de que em breve o pré-candidato ao Senado na chapa, também escolhido pelo presidente, será apresentado.
Na publicação, Major Vitor Hugo ponderou, ainda, questões como “lealdade” e “coerência”, ao pontuar aproximações por “conveniência” durante o período eleitoral. “Já vi muitos se aproximarem em função da conveniência de momento e, diante da mudança de quadro político iminente, abandonar o barco”, disse. “Fiquem atentos agora, porque os aproveitadores, os inseguros e os incoerentes se revelarão cada vez mais no cenário político goiano”, acrescentou.
Neste sábado (19), Mendanha chegou a publicar uma foto do encontro com Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado de Magda Moffato, Alcides Ribeiro e demais parlamentares que apoiam a candidatura. “Hoje os deputados e deputadas que estão conosco na construção de uma frente de oposição em Goiás, participaram comigo de uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Estamos dialogando pelo desenvolvimento de Goiás”, escreveu.
O embate do PL com Vitor Hugo perdura há alguns meses. Desde novembro do ano passado, a legenda já demonstrava apoio ao prefeito de Aparecida de Goiânia. A afirmativa foi reforçada em dezembro pela deputada federal Magda Mofatto, que garantiu que o partido teria Gustavo Mendanha como candidato ao Governo de Goiás, mesmo sem integrar os quadros da sigla.
Já em fevereiro, quando Mendanha demonstrou maior aproximação ao Patriota, Flávio Canedo, presidente do PL, destinou críticas a Vitor Hugo, com a alegação de que a ‘cegueira política’ do deputado federal teria feito com que o prefeito de Aparecida se afastasse do partido. Além disso, o presidente do partido salientou não enxergar, com a candidatura do parlamentar, possibilidades de ameaças à atual gestão estadual, com base no percentual do político apontado nas pesquisas.