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Brasil
| Em 1 ano atrás

Após vazamento de imagens da prova no 1º dia, PF intensifica monitoramento no 2º dia do Enem

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Após a divulgação de imagens dos Cadernos de Questões durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no primeiro domingo de provas, no dia 5 de novembro, a Polícia Federal (PF) intensificou o monitoramento da aplicação no segundo dia, que acontece neste domingo (12). O objetivo da intensificação é coibir irregularidades e garantir a integridade.

As imagens do Enem divulgadas no último domingo foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que acionaram a PF para investigar. Com isso, foram identificadas pessoas que cometeram as irregularidades em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF), ainda serão realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará.

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Além disso, foram identificados e apreendidos materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude do Enem em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).

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Vazamento da prova no primeiro dia

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A PF identificou oito pessoas que divulgaram imagens do caderno de questões do Enem, mas, conforme as apurações, não há informações de postagem de conteúdo antes do horário estipulado para início da aplicação. As empresas que gerenciam as redes sociais foram oficializadas, com a finalidade de preservar as imagens das provas, auxiliando com o rastreamento.

Os alunos que prestam o Enem têm até 13h para entrar no local de prova, sendo que 13h30 o exame tem início. As pessoas que terminam a prova, podem sair a partir das 15h30, mas sem levar o caderno de provas. Entretanto, a partir de 18h30, os estudantes deixam a sala já com o conteúdo em mãos. Antes disso, as fotos já circulavam.

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O uso de aparelhos eletrônicos ou de conteúdos impressos é proibido, sendo sujeito a eliminação do candidato. O primeiro dia de Enem, 4.293 participantes foram eliminados por não seguirem as orientações.

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Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.