Com a saída de Denes Pereira, investigado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) na Operação Transatada, deflagrada nesta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Infraestrutra Urbana da Prefeitura de Goiânia já possui novo titular. Assume o comando da pasta de forma interina o atual secretário-executivo Alexandre Garces.
O novo secretário da Seinfra possui doutorado em Agronomia – Solo e água – pela Universidade Federal de Goiás (2019); mestrado em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (2010) e graduação em Engenharia Civil pela Faculdade Objetivo (2008). Alexandre Garces também é técnico em Estradas pela Escola Técnica Federal de Goiás (2000), e atualmente é coordenador do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia, em elaboração pela UFG.
A mudança em caráter emergencial aconteceu após o pedido de demissão de Denes Pereira, suspeito dos crimes de fraude em licitações e contratos, corrupção ativa, corrupção passiva, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Em março deste ano, o ex-secretário da Seinfra também foi alvo da Operação Endrominas, que apura supostas fraudes em licitações de contratos da Prefeitura.
Conforme a PCGO, houve aumento nos valores de contratos e aditivos com as empresas investigadas que possuíam contratos com a Prefeitura de Goiânia. As investigações apontaram que o fato ocorreu após Denes assumir duas importantes pastas, a Seinfra e a Secretaria Municipal de Administração (Semad), responsável pela gestão de contratos com a Prefeitura.
Segundo informado pelo prefeito Rogério Cruz, em coletiva de imprensa, nesta quarta (5), a decisão do afastamento partiu de Denes. “Conversamos muito sobre o assunto, e foi decidido então, a pedido dele, afastamento para acompanhar todo o processo junto às autoridades”, afirmou Cruz.
Em relação às investigações, Rogério Cruz declarou que a Prefeitura colabora com as autoridades e mantém a continuidade dos serviços públicos. “Estamos colaborando com as investigações, tudo que chega até a nós, aqui no Paço, estamos dando respostas”, pontuou.