Publicidade
| Em 4 anos atrás

Após morte de negro em supermercado, Mourão diz que no Brasil “não existe racismo”

Compartilhar

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão não acredita que exista racismo no Brasil e classificou como “lamentável” a morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos que foi morto por dois seguranças brancos em um supermercado em Porto Alegre. A declaração foi dada nesta sexta-feira (20/11) na porta do Palácio do Planalto.

“Lamentável. A princípio, a segurança totalmente despreparada para a atividade que tem de fazer”, culpabilizando a equipe que fazia a abordagem no local. Questionado se via racismo no caso ele negou. “Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil, não existe aqui”.

Publicidade

O jornalista refaz a mesma pergunta e Hamilton reforça a resposta: “Não existe racismo aqui”. O vice-presidente ainda insiste utilizando os Estados Unidos como exemplo de um país racisa. “Eu digo para você com toda tranquilidade: não tem racismo. Eu digo isso para vocês porque eu morei nos Estados Unidos. Racismo tem lá. Eu morei dois anos nos Estados Unidos. Na minha escola, que eu morei lá, o pessoal de cor, ele andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil”.

Publicidade
Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.