Categorias: Notícias do Estado

Após intervenção de Marconi, preços dos combustíveis começam a cair

 Menos de 24 horas depois de o governador Marconi Perillo intervir com medidas administrativas contra o aumento abusivo dos combustíveis em Goiás, os preços da gasolina e do etanol começaram a cair nos postos na sexta-feira (17) e neste sábado (18). Além de determinar que o Procon Goiás apertasse o cerco contra os reajustes, o governador decidiu divulgar a composição tributária dos combustíveis e publicar tabela diária de preços no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

“O Governo de Goiás continua acompanhando o trabalho de investigação do Procon. Reafirmo que estamos do lado do consumidor”, disse Marconi em postagem para os internautas no Facebook (www.facebook.com/MarconiPerillo), no Instagram (@MarconiPerillo) e no Twitter (@MarconiPerillo). As duas novas medidas foram anunciadas na sexta-feira (17) e no mesmo dia os postos começaram a reduzir os preços, conforme mostrou a imprensa do Estado. 

“Após onda de aumento, posto vende litro do etanol abaixo de R$ 3,00 em Goiânia”, informou o Popular. O jornal também noticiou decisão da Justiça favorável a pedido de liminar interposto pelo Procon para que 60 postos baixassem os preços. Na terça-feira (14), Marconi determinara que o órgão de defesa do consumidor tomasse medidas judiciais contra onda de aumentos. “Marconi abre caixa preta dos combustíveis”, afirmaram o jornal Diário da Manhã e os portais Diário de Goiás, Mais Goiás, A Redação e do Jornal Opção.

As medidas de Marconi foram apresentadas pela imprensa como a “abertura da caixa preta” dos preços dos combustíveis. A Sefaz consultou a Procuradoria-Geral do Estado sobre o procedimento de detalhamento e divulgação da composição tarifária e obteve parecer favorável, segundo o qual não há sigilo fiscal em matéria tributária de interesse e defesa do direito do consumidor. O relatório da Fazenda demonstra que a política tributária do ICMS não é responsável pelos aumentos.

A tabela de composição dos preços mostra que a onda de aumento é resultado de reajustes aplicados pela Petrobras no preço dos combustíveis na distribuição e de ampliação da margem de lucro na venda do diesel, do etanol e da gasolina, especialmente as do tipo comum, pelos postos de gasolina. “A alta nos combustíveis não tem relação com a política tributária do ICMS”, disse na sexta-feira o superintendente da Receita do Estado, Adonídio Vieira Neto.

Em postagens em suas redes sociais, o governador Marconi Perillo falou sobre as medidas. “Esta sexta-feira foi de significativo avanço em favor do consumidor, na crise dos combustíveis, em Goiânia”, disse Marconi. “A Justiça acatou ação civil do Procon-GO e determinou que 60 postos reduzam o preço do etanol e retomem a margem de lucro registrada em julho desse ano”, afirmou.

O governador relatou ter “determinado que a Sefaz publique diariamente, em seu portal, a média dos preços praticados por todos os postos de combustíveis do Estado que utilizam a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor”. Afirmou ainda aina que “a Sefaz também está publicando o histórico de alíquotas do ICMS”. Marconi afirmou que “essas ações estão dando mais transparência ao processo de venda do combustível no Estado” e que “o Governo de Goiás continua acompanhando o trabalho de investigação do Procon. Reafirmo que estamos do lado do consumidor”.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Agrodefesa promove debate sobre logística reversa de embalagens de agrotóxicos em Goiás

Na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), foi…

12/08/2024

Preso em flagrante homem acusado de perseguição em Alto Paraíso de Goiás

Foi preso em flagrante em Alto Paraíso de Goiás, um homem acusado de perseguir e…

12/08/2024

Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, aos 96 anos

Nesta segunda-feira (12), o economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto faleceu devido a complicações de…

12/08/2024

Profissionais da saúde de Aparecida declaram apoio a professor Alcides

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), recebeu,…

12/08/2024

Sem histórico de reeleições em Piracanjuba, vice-prefeita está confiante na derrota do prefeito da cidade

Fundada há 168 anos, a cidade de Piracanjuba nunca reelegeu um prefeito. Administrado atualmente por…

12/08/2024

Semana da Saúde do HDT oferece serviços gratuitos à população

Entre os dias 14 a 16 de agosto será realizada a Semana da Saúde do…

12/08/2024