A produção de passaportes foi retomada nesta sexta-feira (1º). Nesta quinta-feira (30) a Casa da Moeda interrompeu a produção devido a um defeito em um equipamento de perfuração a laser. A retomada foi informada por meio de nota.
“O documento não terá a numeração perfurada, mas mantém todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de dez anos. o Departamento de Polícia Federal autorizou a produção e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior”, diz a nota.
Segundo a Casa da Moeda, uma peça nova para a máquina, fabricada na Alemanha, chegou à instituição e está passando por testes e ajustes. Além disso, a Casa da Moeda informou que as equipes voltarão a trabalhar 24 horas neste fim de semana para dar continuidade ao processo, até regularizar a demanda.
No entanto, o prazo para entrega dos passaportes continuará “impreciso” e poderá chegar até 45 dias após a solicitação. A Casa da Moeda informou que há estoque suficientes de matéria-prima, principalmente capa dos documentos.
Com informações da Agência Brasil