O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) após se encontrar com o presidente interino, Michel Temer (PMDB) afirmou que espera uma solução rápida para a negociação da dívida dos estados com a União.
Marconi Perillo destacou nesta quarta-feira (25) ao visitar o Parque de Exposições Agropecuárias da Nova Vila que se sente confiante. Ele acredita que a negociação da dívida pode ajudar estados que estão com as finanças mais equilibradas a realizarem investimentos. E os que estão com graves problemas financeiros a cumprirem as obrigações básicas.
“Há um interesse de que haja uma decisão rápida. Temos algumas ações judicializadas no Supremo Tribunal Federal e abriu tempo para conciliação entre os estados e a União e neste período de conciliação temos que buscar uma saída que prolongue as nossas dívidas e ao mesmo tempo dê fôlego aos estados. Estou muito confiante, acho que finalmente teremos uma solução. Isso será bom, pois os estados terão condições de cumprir suas obrigações e alguns estados que já estão mais equilibrados terão condições de realizar investimentos importantes para gerar empregos, investimentos na área social e em infraestrutura”, avaliou o chefe do Executivo Goiano.
Celg
Questionado sobre a privatização da Celg, que foi um dos assuntos tratados na reunião com Michel Temer, Marconi Perillo apenas destacou que a Celg hoje é administrada pelo governo federal e precisa de uma solução rápida.
Abertura
O governador afirmou que encontrou bastante abertura com o governo federal. Ele ressaltou que pediu audiência com Michel Temer na segunda-feira e na terça já esteve pessoalmente com o presidente da República.
” Tratamos de muitos assuntos de interesses dos estados, assuntos específicos do governo de Goiás, com sete ministros, com o presidente da República. Senti uma abertura enorme em discutir comigo e com os meus secretários assuntos que interessam ao povo goiano. Eu pedi as audiências na segunda-feira e na terça já tivemos uma abertura incrível, isso é importante para termos um clima de convergência com as autoridades federais para que os assuntos de interesse do povo e as demandas sejam resolvidos a tempo e a hora”, explicou.
Marconi Perillo descreveu ainda que fez um convite a deputados e senadores goianos para que o acompanhassem na agenda com Michel Temer.
“Eu pedi ao deputado Jovair Arantes que convidasse a bancada federal, eu também fiz alguns convites, o fato é que tínhamos ontem 14 deputados e senadores goianos nos acompanhando numa reunião suprapartidária com o presidente da República, eu fui desejar boa sorte a ele, especialmente nas reformas e mudanças que precisam ser feitas para a retomada do desenvolvimento do Brasil para a retomada da confiança e da credibilidade do estado brasileiro aos olhos dos brasileiros e aos olhos do mundo”, disse.