Em meio à duas importantes desistências na corrida eleitoral para o Senado em Goiás, o deputado federal delegado Waldir Soares mostra-se confiante que sua pré-candidatura irá se confirmar na convenção do União Brasil em conjunto com o MDB na próxima sexta-feira (05/08). Ele também reiterou que não há conversas sobre abrir mão de seu projeto político neste momento. “Comigo não tem barganha, nem negociata”, disse ao Diário de Goiás, nesta quarta-feira (03/08).
Waldir atendeu a reportagem em meio à agenda que tinha no interior goiano. “Atendendo sempre, falando com a população nas cidades”, disse. Amanhã, terá compromissos na Região Metropolitana de Goiânia. “Candidatura não parou em nenhum momento”, garantiu. “O cara que está liderando todas as pesquisas em Goiás vai desistir?”, indagou ao ser questionado se existe possibilidade de recuo.
LEIA TAMBÉM: Ao lado de Caiado, Zacharias anuncia desistência da disputa ao Senado e diz que buscará reeleição
O senatoriável comemorou o apoio que recebeu do deputado federal Zacharias Calil (União Brasil), que postulava ao mesmo cargo. “Meu amigo e irmão”, salientou. “Um dos mais bem posicionados entre os candidatos ao Senado. Eu recebo [o apoio] com muita humildade”, salientou. Se o delegado herdar a média de sete pontos percentuais que o médico vinha somando nas pesquisas, dispararia na frente. “Estou preocupado em fazer campanha. Não posso prever e nem contar com votos que eu ainda não tenho. Eleição se ganha na urna”, garantiu.
NÃO DEIXE DE LER: Após desistência, Zacharias Calil, que tinha 7,5%, declara apoio a Delegado Waldir para senador
Por fim, Waldir sentenciou que não irá recuar de seu posto e deverá ser confirmado como senador na convenção de sua legenda na próxima sexta-feira (05/08). “O delegado Waldir é o candidato a Senador do União Brasil, o partido do governador. Não sou candidato dos milionários. Sou candidato do povo”, concluiu.
Bastidores indicam que caminhos de Waldir pode ser a reeleição
A reportagem, no entanto, apurou que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) trabalha para tentar demover o projeto de Waldir e convencer o delegado a ir para a reeleição. Com expectativa de votação expressiva, o delegado poderia ajudar o União Brasil a eleger uma forte bancada de deputados federais na Câmara.
A avaliação dos bastidores é que a liderança de delegado Waldir nessa reta inicial de campanha é natural mas não irá durar muito tempo. Além de ter sido por duas vezes o deputado federal mais bem votado de Goiás, foi candidato a Prefeito de Goiânia e lider do PSL – o ex-partido do presidente Jair Bolsonaro na Câmara. Por isso, tem bastante exposição midiática e intenção de voto.
Também relembram o ano de 2016 quando Soares liderava as pesquisas para a Prefeitura de Goiânia e foi se desidratando gradativamente à medida que o curso eleitoral avançou. Sequer chegou ao segundo turno num pleito que elegeu o ex-prefeito Iris Rezende Machado, do MDB.
Bastidores temem que uma situação similiar deverá acontecer neste pleito e por isso, tentam encontrar uma saída para que não haja atritos e deixar o caminho livre para que o governador Ronaldo Caiado possa caminhar ao lado do ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy na corrida ao Senado.
Às vésperas da convenção, Baldy encontra Caiado
Em tempo, Alexandre Baldy que também é presidente do Progressistas em Goiás esteve na tarde desta quarta-feira (03/08) com o governador Ronaldo Caiado. Ele estava acompanhado do seu irmão e secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, do deputado federal Adriano do Baldy e da prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, todos do mesmo partido.
Oficialmente, na pauta do encontro, estiveram as demandas de Bela Vista de Goiás, mas, a dois dias das convenções partidárias, não teve como a disputa pelo Senado ficar de fora, conforme apurou o Diário de Goiás. Progressistas e União Brasil farão seus eventos na sexta-feira (05/08). O primeiro, às 10 horas, e os segundo, às 15 horas.