Calculadora na mão e os cálculos à mesa. Cada partida tem sua história e pode definir o futuro do Goiás na elite do Brasileirão. O time que até algumas rodadas atrás tinha apenas 2,4% de chances de permanecer na Série A, agora vê as probabilidades aumentarem, mesmo com a derrota para o Inter, neste domingo (10/01). É o que aponta o site estatístico Chance de Gol, em consulta feita pelo Diário de Goiás nesta segunda-feira (11/01).
Em novembro, segundo o mesmo site, a probabilidade do Goiás de rebaixamento à Série B era de 97.6%. Mas as vitórias em cima do Palmeiras, do rival Atlético Goianiense, e dos concorrentes ao rebaixamento Sport Recife e Coritiba deram um fôlego extra à equipe esmeraldina.
A luta pela sobrevivência na Série A, no entanto, não será fácil para a equipe esmeraldina. O próximo desafio no Brasileirão será o Flamengo, no próximo dia 18 de janeiro, que vive clima de pressão por resultados para tentar assustar o líder São Paulo. O Goiás também terá pelo caminho o Ceará, Santos, Fluminense, Bahia, Atlético Mineiro, Botafogo, Bragantino e enfrentará o Vasco da Gama, um dos concorrentes diretos por uma vaga indesejada no Z-4.
Se a luta pelo Goiás é firmar na Série A em 2021, a do rival Atlético Goianiense já é a da Sul-Americana. O mesmo site Chance de Gol, coloca o Dragão como franco favorito por uma vaga na competição internacional. São 39.2% de chances de carimbar a participação. O rebaixamento, no momento, não preocupa: 1.7% de chances de cair para a Série B do Brasileirão.