Categorias: Brasil

Após conversa com Maia e Eunício, Temer cancela viagens internacionais

O presidente Michel Temer (MDB) cancelou as viagens oficiais que faria para a Colômbia e para o Paraguai em agosto. A decisão se deu após conversas com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para evitar que eles sejam obrigados a deixar o país novamente.

Sempre que Temer viaja, Maia e Eunício são sucessores na linha presidencial já que o país não tem atualmente um vice-presidente. Contudo, pelo calendário eleitoral, desde abril eles estão impedidos de ocupar interinamente o Palácio do Planalto para não se tornarem inelegíveis para novos mandatos como deputado e senador. Nesses casos, quem tem assumido o cargo é a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia.

Os dirigentes das casas legislativas já foram forçados a fazer quatro viagens para o exterior deste abril deste ano, mesmo número de vezes que Cármen assumiu o Planalto.

Temer havia programado viajar para a Colômbia em 7 de abril para participar da posse do sucessor de Manuel Santos na presidência do país latinoamericano, o uribista Iván Duque, eleito em abril.

Outro cancelamento foi uma visita a Assunção, onde o presidente acompanharia a posse de Mário Abdo Benítez, que assumirá a presidência do Paraguai no próximo dia 15.

A viagem do emedebista coincidiria ainda com uma semana em que o Congresso planeja concentrar esforços para aprovar medidas pendentes da agenda legislativa. É comum em anos eleitorais que parlamentares interrompam por uma ou duas semanas as campanhas em seus estados para se dedicarem à aprovação de projetos na Câmara e no Senado.

Apesar da presença de Eunício e de Maia, a tendência é que o esforço concentrado não inclua propostas consideradas polêmicas, como o projeto de lei que viabiliza a privatização de distribuidoras da Eletrobras, em discussão no Senado.

Os presidentes das duas Casas ainda estudam quais matérias serão colocadas em votação, mas há receio de falta de quórum. A avaliação dos dirigentes é de que a adesão dos parlamentares pode ser baixa na semana seguinte às convenções partidárias, com intensas articulações em torno dos registros de candidaturas e de formação de chapas eleitorais. (Folhapress) 

{nomultithumb}

 

Thais Dutra

Notícias Recentes

Avião da Voepass saído de Rio Verde apresenta falha técnica e faz pouso de emergência em MG

Passageiros da Voepass Linhas Aéreas, que iam de Rio Verde (GO) com destino a Guarulhos…

16/08/2024

Servidor público de Porangatu é preso por violência doméstica contra esposa

Um servidor público, que ocupa cargo de direção no município de Porangatu, foi preso em…

16/08/2024

Com R$ 1,5 bi arrecadado, Governo quer parceria privada para acelerar obras do Fundeinfra

De 2023 até agora Fundeinfra concluiu só 2 de 44 obras, mas tem R$ 1,5…

16/08/2024

Vila Nova x Sport: Onde assistir ao vivo jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série B?

O Vila Nova Futebol Clube vai tentar apagar a imagem frustrante da derrotado para o…

16/08/2024

Ponte Preta x Goiás: Onde assistir ao vivo o jogo pelo Campeonato Brasileiro Série B?

Depois de vencer o Ceará de virada, em um jogo emocionante com o goleiro Tadeu…

16/08/2024

Com maior Ideb do país, Seduc inicia preparativos para manter posição no ranking

Goiás alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, no…

16/08/2024