Destaque

Após cidades colocarem professores à frente de outros grupos, Governo pede que PNI não seja descumprido

Após Anápolis e Rio Verde iniciarem a vacinação de trabalhadores da educação, o Governo de Goiás divulgou uma nota técnica, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, reforçando que o Plano Nacional de Imunização deve ser “criteriosamente os grupos prioritários elencados”. A categoria está inserida no PNI e deverá ser imunizada apenas quando as pessoas com comorbidades, situação de rua e funcionários e população privada de liberdade receberem suas vacinas. “Ressaltamos que a SES não pactua com o descumprimento dos critérios elencados pelo MS.”, destaca.

“A Campanha de vacinação no Estado de Goiás segue vacinando os grupos prioritários de pessoas com comorbidades 18 a 59 anos, Deficientes Permanentes de 18 a 59 anos cadastrados no BPC (Benefício de Prestação Continuada), Gestantes e Puérperas com comorbidades e na sequência deverão ser vacinados os Deficientes Permanentes sem cadastro no BPC e após o término deste grupo recomendamos seguir a ordem descrita no Quadro I, e conforme orientações do MS”, atenta a nota-técnica publicada na última terça-feira (18/05).

LEIA TAMBÉM: Com vacinação dos professores, Caiado projeta volta às aulas em agosto

O documento salienta que o Plano foi preparado pensando na realidade local de cada ente e seus respectivos grupos prioritários. Daí, a necessidade que sejam seguidos à risca, haja vista a escassez de imunizantes. “No Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid -19 – 6ª Ed. V.2- 2021(PNO), estão descritas as estimativas populacionais dos grupos prioritários e o ordenamento das prioridades para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, reforça ainda, que todos os grupos elencados serão contemplados com a vacinação, entretanto de forma escalonada por conta de não dispor de doses de vacinas imediatas para vacinar todos os grupos em etapa única.”

Um dia antes da publicação da nota-técnica, na segunda-feira, dia 17 de maio, as prefeituras de Anápolis e Rio Verde começaram a vacinar os profissionais da educação tanto da rede pública como privada. O governador Ronaldo Caiado (DEM) chegou a anunciar que iria participar do início da vacinação em Anápolis com direito à coletiva com jornalistas, mas cancelou a ida e acabou não indo à cidade

De lá para cá, 2.416 professores e servidores da Educação já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid em Anápolis, de acordo com balanço divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (20/05).  Os profissionais da educação dispõem de seis pontos fixos para a vacinação (ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidades de saúde da Santa Maria de Nazareth, para pedestres, e CMTT e unidades de saúde do JK e Anexo Itamaraty, em esquema drive-thru), que acontece de segunda a sexta, de 8h às 16h.

Em contato com a reportagem do Diário de Goiás, a Secretária de Saúde de Anápolis disse que a cidade não está descumprindo o Plano Nacional de Imunização, pois também tem feito a imunização de profissionais e pessoas privadas em liberdade, deficiência e em situação de rua.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024