Categorias: Cidades

Após 9 dias sem eletricidade, produtor rural de Piracanjuba contabiliza vários prejuízos

Um produtor de leite da cidade de Piracanjuba chegou a ficar nove dias sem energia em sua propriedade rual, que fica a 6km da área urbana da cidade.

Segundo André Dias, a interrupção no fornecimento de eletricidade é recorrente, mas jamais havia chegado a esse ponto. “Foi desesperador”, comentou.

Os prejuízos, é claro, foram muitos. Para não perder o leite, Dias precisou de dois tambores com 20 litros de gasolina diários para manter o gerador ligado e assim garantir o funcionamento do tanquinho de leite, ordenha e do poço artesiano. “A bomba d’água queimou duas vezes. A bomba a vácuo da ordenha também queimou”, completou.

Mais que o prejuízo financeiro, Dias precisou encarar transtornos frequentes quando buscava respostas da Enel. Conforme relatou, foram vários protocolos abertos na empresa, com média de quatro ligações diárias no telefone da fornecedora.

Quando a empresa enviava equipes para restabelecer a eletricidade, o produtor conta que nem sempre os problemas eram resolvidos com efetividade. “Ligavam uma chave da rede elétrica 34 e voltavam, sem saber se a energia tinha voltado aos produtores. Está errado a forma como a empresa presta seus serviços. Eles atendem o protocolo designando a ligar tal chave e em tal poste e pronto. Não percorrem a rede, não verificam se a energia voltou. Um absurdo”, reclamou.

Dias, além de produtor de leite, é cirurgião dentista e contou que há vários anos a cidade enfrenta problemas como a energia de má qualidade. “Não pode chover que a energia acaba”, relata. “Sem falar nas idas e vindas da energia, o que faz queimar eletrodomésticos e aparelho”, disse.

Proprietário de uma clínica odontológica em Piracanjuba, Dias avalia a possibilidade de aquisição de um gerador para poupa-lo de mais prejuízos. “Imagina eu fazendo uma cirurgia de implante, com o uso de motor, e a energia acabar e ficar horas sem chegar. Está ficando inviável trabalhar sem gerador”, destaca.

André Dias está acionando a Enel judicialmente para garantir que os prejuízos causados pelas frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica sejam integralmente ressarcidos.

Rafael Tomazeti

Jornalista

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024