A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (16) contra pessoas ligadas ao partido Aliança pelo Brasil, que está em processo de criação, encabeçado pelo presidente Jair Bolsonaro. A ação ocorre no âmbito do inquérito que investiga atos antidemocráticos.
Os principais alvos são o publicitário Sérgio Lima e o empresário Luís Felipe Belmonte. O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) e os blogueiro bolsonaristas Allan Santos, do Terça Livre, e Alberto Silva também estão incluídos nas ordens judiciais. O investidor imobiliário Otavio Fakhoury também é investigado. Ao todo, são 21 mandados, cumpridos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.
As buscas e apreensões foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é o relator do inquérito.
Conforme a PF, a operação desta terça busca provas sobre a organização dos atos que atacaram as instituições democráticas e a estrutura de financiamento deles. Ataques ao Congresso Nacional e a STF são inconstitucionais.