No próximo domingo (1º) ocorre em algumas cidades brasileiras uma manifestação favorável à mudança no sistema eleitoral brasileiro para o voto impresso com contagem pública total de votos.

Em Goiânia, movimentos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro também participarão do evento. À reportagem do Diário de Goiás, o coordenador da Frente Conservadora de Goiás (FCG), João Paulo, explica que o foco é exigir o voto impresso nas próximas eleições.

Publicidade

“O foco principal é fazer valer o voto impresso com contagem pública total dos votos pra dar andamento à PEC da deputada federal Bia Kicis, PEC 135, que trata do voto impresso na eleição de 2022”, diz João.

Publicidade

Segundo João Paulo, a manifestação estará concentrada na Praça Tamandaré, em Goiânia, às 10h, no próximo domingo. Participam do evento Direita Goiás, Grupo Brasil Conservador Bolsonaro 38, Movimento Conservador Cristão, FCG, além de empresários inclinados às políticas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Publicidade

O voto impresso vem sendo uma bandeira defendida pelo presidente Bolsonaro que já deu várias declarações que há fraude no sistema eleitoral atual, com a urna eletrônica. Em 2019, numa viagem aos EUA, o presidente havia dito que tinha provas de que as urnas foram fraudadas em 2018 e que ele teria vencido a eleição no primeiro turno contra o petista Fernando Haddad.

Recentemente foi divulgada uma reportagem que o ministro da Defesa, Braga Neto, teria feito ameaças ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, para impor o voto impresso no Brasil. O ministro e Lira negam que isso tenha ocorrido. A matéria foi divulgada pelo Estadão.

Publicidade

O próprio presidente Jair Bolsonaro já se manifestou também que não aceitaria um resultado adverso nas eleições de 2022, onde ele concorrerá, possivelmente, à reeleição.

João Paulo destaca ainda que os movimentos estão organizados para pressionar os políticos e mostrar que essa pauta tem apoio popular para que o projeto seja aprovado no Congresso.

“A gente quer fazer essa medida dar certo, dar pressão, mostrar que a ente aqui de Goiás, a Frente Conservadora, a Direita Goiás, o Brasil Conservador e o Movimento Cristão estão puxando essa manifestação, inclusive nós estamos ligando para todos os deputados de Goiás para a gente ter um posicionamento deles”, frisa João.

O coordenador explica como será o evento no domingo, com caminhão e com as pessoas num ponto fixo, sem caminhadas e nem carreata.

“No local teremos um caminhão próprio, as pessoas vão poder se posicionar, com organização, será uma manifestação fixa, sem carreata com uma expectativa de levar umas duas ou três mil pessoas para esse evento”, pontua.

O argumento dos apoiadores do voto impresso é que o sistema continuaria com a urna eletrônica mas que teria a impressão de cada voto que seria colocado numa urna e ficaria à disposição para possíveis questionamentos e auditorias.

Outra personagem que defende essa mesma pauta é o cantor goiano Zezé Di Camargo, ele gravou um vídeo onde defende o voto impresso e convoca as pessoas a irem às manifestações em várias cidades brasileiras.

Publicidade