Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 5 anos atrás

Apesar das queimadas, Onyx diz que “o Brasil cuida e muito bem do seu meio ambiente”

Compartilhar

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse hoje (22/08) que países europeus usam o discurso ambientalista como forma de estabelecer barreiras à produção brasileira. “Nós não podemos ser ingênuos. Os europeus usam questão do meio ambiente por duas razões: a primeira, para confrontar os princípios capitalistas. Porque desde que caiu o Muro de Berlim e fracassou a União Soviética, uma das vertentes para as quais a esquerda europeia migrou foi a questão do meio ambiente. E a outra coisa, para estabelecer barreias ao crescimento e ao comércio brasileiro de bens e serviços”, disse após participar de evento organizado pelo grupo Voto. Com relação às queimadas? Segundo ele, está tudo certo e o Brasil tem cuidado bem “do seu meio ambiente”.

Segundo o ministro essa estratégia já foi usada no passado e as informações sobre a floresta usadas pelos países estrangeiros são exageradas. “Desmata, sim, mas não no nível e no índice que é dito. Além do que nós vamos esquecer que durante os anos 1980, 1990 e 2000 a febre aftosa foi usada como mecanismo de proteção para o mundo para evitar exportações de carne e grãos brasileiros?”, questionou.

Publicidade

“O Brasil cuida e muito bem do seu meio ambiente”, enfatizou. De acordo com Lorenzoni, os órgãos competentes têm se esforçado para conter o desmatamento. “A Polícia Federal, o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], todos estão cumprindo com o seu papel. Não há país no mundo que tenha a cobertura vegetal e florestal que o Brasil tem”, afirmou.

Publicidade

LEIA MAIS: Bolsonaro diz que não há censura no Inpe e “maus brasileiros” fazem ‘campanha mentirosa’ contra Amazônia

Publicidade

Imagens de satélite

Hoje, o Ibama publicou edital para o chamamento público de empresas especializadas no fornecimento diário por imagens de satélites de alta resolução espacial para geração de alertas diários de indícios de desmatamento.

Publicidade

O documento diz que a medida justifica-se pela “busca de uma solução viável e operacional para atuação mais eficiente, eficaz, efetiva e com maior celeridade na gestão das ações de fiscalização ambiental no combate ao desmatamento ilegal e exploração florestal seletiva ilegal na região Amazônica”.

Nasa

Apesar das sinalizações positivistas do ministro, as queimadas que tem se intensificando desde julho têm sido tão fortes que podem ser vistas do espaço. Ao menos são fotos do satélite Aqua, divulgadas pela Agência Espacial Norte-Americana, nesta quarta-feira (21/08). De acordo com a agência, “os números da ‘temporada de incêndios’ pode ser um recorde”.  As imagens divulgadas endossam os números publicados pelo Inpe e extremamente polêmizados pelo presidente da República que expõe que as queimadas na região amazônica aumentaram 83% até julho deste ano, em comparação com o mesmo período de outros anos.  

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.