Entre 266 cursos avaliados no estado de Goiás, apenas 11 obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. O resultado da avaliação foi divulgado na terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Dentre os melhores avaliados, dez são de instituições públicas, como a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal de Jataí (UFJ). Apenas um é de uma universidade privada, o Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (Iueso).
Veja os cursos com nota máxima no Enade
Um dos cursos com nota máxima foi o de Engenharia de Produção, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), no Câmpus de Aparecida de Goiânia. Foi a primeira vez que a unidade participou da avaliação. A primeira turma de egressos é de 2019. Segundo a FCT/UFG, todos saíram empregados.
Na unidade, foram selecionados 30 estudantes que tinham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que cumpriram 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até a data final de inscrição do Enade 2019. O indicador, obtido a partir das notas dos estudantes na prova é o Conceito Enade, com faixa de variação entre 1 a 5, sendo esta última a nota máxima.
O Enade tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em instituições públicas e privadas do ensino superior.
De acordo com o Prof. Júlio César Valandro Soares, diretor da FCT/UFG e professor do curso de Engenharia de Produção, o resultado no Enade 2019 é efeito de um trabalho comprometido de servidores e alunos. “Esse resultado expressivo nos orgulha muito e é fruto de um trabalho sério e competente de todos”, afirma Valando Soares.
Em 2019, o Enade avaliou o conhecimento de quem estava prestes a se formar nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.
De 8.368 cursos avaliados em todo o Brasil, 510 atingiram a maior nota, sendo que desse número, 67% são de cursos de universidades federais.