O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, afirmou nesta quarta-feira (8) que o município enfrenta uma situação crítica em diversas áreas da administração pública. “É precária a situação da infraestrutura de Aparecida, mas não só isso: a zeladoria, as finanças, enfim, está tudo precário, com dívidas do município que agora chegam a R$ 400 milhões. Aparecida, infelizmente, retrocedeu 16 anos em 3”, declarou Vilela durante o lançamento da força-tarefa de recuperação das ruas e avenidas.
A ação, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, teve início no setor Parque Real, na Avenida Frederico O Grande, e tem como objetivo melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança para os condutores. O prefeito, acompanhado pelo vice-prefeito João Campos, pelo secretário de Infraestrutura Alberto Soubihe e vereadores, acompanhou o início dos trabalhos.
De acordo com Vilela, o serviço segue uma nova metodologia para aumentar a eficiência e evitar retrabalhos. “Nós adotamos uma nova metodologia, com engenheiros civis acompanhando cada equipe. Três grupos atuam simultaneamente em cada região para cobrir todos os buracos, evitando retrabalho e reduzindo custos”, explicou.
Nós estamos aqui agora para fazer tudo com responsabilidade, planejamento e transparência. Eu determinei que é para fazer assim, bem feito, para ficar feito.
Atualmente, nove equipes estão em atividade nas regiões da Vila Brasília, Jardim Tiradentes e Veiga Jardim. Segundo o prefeito, “nenhum buraco, seja pequeno ou grande, deve ficar sem cobertura”.
O secretário Alberto Soubihe destacou que a expectativa é concluir a operação em até 90 dias. “Nós estamos colocando todos os esforços para atender a população, que hoje enfrenta essa buraqueira deixada pela gestão anterior. Em 90 dias, queremos entregar uma Aparecida livre de buracos”, afirmou.
Moradores também aprovaram a iniciativa. A aposentada Clementina de Castro Rodrigues, moradora do Parque Real, comentou: “A gente não consegue passar de carro, tem que sair fazendo zigue-zague. Então, seria bom demais se fizesse isso [a recuperação do asfalto degradado]”.
Ainda na manhã desta quarta-feira, Leandro Vilela vistoriou as obras de recapeamento na Avenida J2, no Papillon Park, no trecho sob o viaduto que liga o setor ao bairro Veiga Jardim. As obras, iniciadas na segunda-feira (06), seguem dentro do cronograma e devem ser concluídas até sábado (11), dependendo das condições climáticas.
Além do recapeamento, Vilela acompanhou serviços de limpeza urbana realizados na Alameda Antônio Alves Neto, no Jardim Maria Inês. O local receberá ecopontos para combater o descarte irregular de lixo.
O lançamento da força-tarefa contou com a presença dos vereadores Isaac Martins, Olair Silva, Rogério Almeida, Tales de Castro, Mazinho Madre Germana, Arnaldo Leite, Cristiano Zoi, Professor Clusemar, Roberto Chaveiro, Lipe Gomes, Dieyme Vasconcelos, Rosinaldo Boy e Neto Gomes. Também acompanharam o prefeito os secretários Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano), Carolina Tavares Araújo (Políticas Públicas para as Mulheres), Ozeias Laurentino Jr. (Comunicação) e Coronel Éder Fernandes (Mobilidade).