Categorias: Aparecida de Goiânia

Aparecida realiza campanha “Se o seu Carnaval deu onda, use camisinha”

A partir desta quinta-feira, 23, a Superintendência de Vigilância em Saúde e Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais de Aparecida de Goiânia, realiza a Campanha “Se o seu Carnaval ‘deu onda’, use camisinha”. O objetivo é prevenir às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais durante o carnaval deste ano.

A ação será iniciada no Posto Jardins na Avenida Rio Verde (em frente ao Buriti Shopping) e se estenderá até a sexta-feira (24) no Posto Ipiranga da BR-153. Sempre das 8h30 às 16h30. Durante a campanha, as pessoas contarão com realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além de orientações sobre formas de prevenção, entrega de materiais educativos, preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

Segundo dados da SMS, no ano de 2016, foram notificados 158 casos novos de HIV, 42 de AIDS, 280 casos novos de Hepatites B e C e 329 casos de Sífilis em Aparecida de Goiânia. “O incentivo ao uso do preservativo e ao diagnóstico e tratamento precoces são estratégias que influenciam diretamente na redução de mortalidade por IST/AIDS e Hepatites”, destaca a coordenadora de Epidemiologia de Aparecida de Goiânia, Luzia Oliveira,

A coordenadora salienta que a estratégia utilizada na Campanha de Carnaval e que deverá se estender por todo ano, será a “Prevenção Combinada”, incentivando o uso do preservativo e o diagnóstico e tratamento precoces.  “É de grande importância que a população saiba as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e hepatites e participem da Campanha, realizando os testes, e ainda se informe dos locais que disponibilizam os testes durante todo o ano”, acrescentou Luzia Oliveira.

Durante essa semana estão sendo encaminhados às Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família materiais educativos e preservativos para a realização de ações pontuais em parceria com a comunidade local. Para a execução da Campanha de Carnaval serão distribuídos 8 mil folders educativos, serão entregues 50.400 unidades de preservativo masculino, 20 mil unidades de gel lubrificante e 5 mil preservativos feminino.

Leia mais:

Rackel Vieira

Notícias Recentes

Profissionais da saúde de Aparecida declaram apoio a professor Alcides

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), recebeu,…

12/08/2024

Sem histórico de reeleições em Piracanjuba, vice-prefeita está confiante na derrota do prefeito da cidade

Fundada há 168 anos, a cidade de Piracanjuba nunca reelegeu um prefeito. Administrado atualmente por…

12/08/2024

Semana da Saúde do HDT oferece serviços gratuitos à população

Entre os dias 14 a 16 de agosto será realizada a Semana da Saúde do…

12/08/2024

“Bandido não vai se criar”, diz Leandro Vilela ao prometer gestão “padrão Caiado” em Aparecida

Candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, pela base governista, Leandro Vilela (MDB) diz que…

12/08/2024

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024