Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9) pela Revista Exame aponta Aparecida de Goiânia em 29º lugar no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para investir em imóveis. O estudo foi realizado pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária.
Para o secretário Municipal de Planejamento, Afonso Boaventura, isso se deve à infraestrutura que a cidade está recebendo devido à chegada de grandes empresas em Aparecia. “A cidade está sendo dotada de infraestrutura e marcada pela vinda de grandes empresas. Tudo isso é resultado do trabalho realizado nesses últimos seis anos”, afirmou.
O estudo também traz a análise do mercado imobiliário em relação à demanda de cada região, não levando em consideração à oferta. “O que garante que uma cidade valorizada terá demanda para absorver novos produtos? A oferta já aconteceu. Para ver o que está por vir é preciso analisar a demanda, que define o que será comprado, quando e como”, explicou o diretor de Novos Negócios da Prospecta, Cristiano Rabelo.
Além disso, há o indicador P2i-Lead, que analisa cidades brasileiras com menos de um milhão de habitantes, ou seja, 94% dos municípios do Brasil. Neste levantamento, Aparecida aparece em 49ª posição. As cidades com maior nota no P2i-Lead possuem, necessariamente, características de renda per capita elevada, população com alto nível de instrução e de vínculo empregatício, número considerável de empresas atuantes, déficit imobiliário elevado, entre outros.
Apenas Aparecida de Goiânia e Anápolis apareceram entre as 100 cidades do P2i-Lead.