Aparecida de Goiânia terá os três drive-thrus de vacinação contra a covid-19 funcionando na próxima segunda-feira (11). Apesar do ponto facultativo no município, a prefeitura decidiu manter os locais abertos para estimular a imunização.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, porém, na terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, não haverá postos funcionando. Os dez pontos fixos voltarão a funcionar na quarta-feira (13).
Saiba mais: Aparecida de Goiânia libera aulas com 100% da capacidade
Na segunda-feira, qualquer morador de 12 anos ou mais que não se vacinou pode tomar a primeira dose no drive da Cidade Administrativa. O local abre das 8h às 18h. Por lá não é necessário agendamento. Basta apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço.
A aplicação da segunda dose ou dose reforço ocorrerá nos drive-thrus do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, também das 8h às 18h. Para receber a segunda dose em Aparecida de Goiânia não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS. Todos os tipos de imunizantes estarão disponíveis (AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac).
A aplicação da dose de reforço para a população acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde também estará disponível em Aparecida de Goiânia. Ela será administrada nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, entre 8h e 18h.
Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias. Para os profissionais de saúde, todos aqueles que receberam a segunda dose até 31 de março já estão aptos a receber o reforço.
A aplicação da terceira dose não exige agendamento, basta apresentar documento pessoal, CPF e cartão de Vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar ainda laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação.