Neste sábado (15/01), as sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que fazem rotineiramente, de segunda a sexta-feira, a testagem para detecção da covid-19 com o RT-PCR, teste padrão ouro para esse diagnóstico, realizaram um dia especial de testagens. A ação é um esforço extra da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) devido à grande demanda atual.
No total, nessa iniciativa foram realizadas, entre 8h e 16h, 1.750 testagens que foram feitas mediante agendamento no aplicativo Saúde Aparecida. O Superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, informou que a SMS vai continuar monitorando o número de casos na cidade e a demanda por testes, e se necessário, vai realizar mais uma ação de testagem no fim de semana.
“Vamos analisar o cenário local da pandemia para decidir se repetiremos a abertura dessas UBS’s em outros sábados. Nosso objetivo com esta ação é diagnosticar os casos positivos, e, assim, isolar essas pessoas quebrando a cadeia de transmissão do vírus”, comentou Gustavo. Ele ainda ressaltou que “a pandemia não acabou, então é preciso que todos continuem com os cuidados necessários como o uso de máscaras, além da higienização das mãos e continuar evitando aglomerações”.
Na UBS Pontal Sul I, o sábado começou com uma fila de 15 pessoas antes mesmo da abertura dos trabalhos. “Os atendimentos transcorreram de maneira organizada e tranquila com todos os usuários aguardando sentados e sob uma tenda. Tivemos 5 profissionais atuando desde a triagem até o teste e já tínhamos realizado, até o meio-dia, mais de 100 dos 250 testes agendados para crianças e adultos”, informou o gestor da unidade, Thiago Batista.