A prefeitura de Aparecida de Goiânia estuda a possibilidade de ampliar ainda mais a testagem no município para atender também os pacientes com sintomas gripais que não se enquadram em grupos de risco da Covid-19. Na última sexta-feira (22), a cidade iniciou um sistema de testes na modalidade drive-thru e já atendeu 304 pessoas.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, lembrou que os testes RT-PCR, de alta precisão, estão disponíveis atualmente apenas para pessoas do grupo de risco com sintomas, como idosos, diabéticos, cardiopatas e hipertensos. Além disso, profissionais que estão expostos, como os das áreas de segurança, saúde e jornalistas, também podem agendar o teste. A ideia agora é expandir o atendimento para controlar a doença.
“Estamos discutindo internamente para abrir para todos os sintomáticos. Estamos fazendo um estudo de impacto disso, pois percebemos que muitos não se enquadram nos grupos de risco. Cada vez que você faz o diagnóstico precoce e o isolamento precoce, o número de contatos cai e a transmissão. Isso faz nossa curva achatar mais e diminuir a epidemia no município”, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia.
Dos 304 exames feitos na sexta-feira, apenas seis tiveram diagnósticos positivos. Ao todo, foram feitos quase 1.900 testes na cidade, dos quais 1.520 foram negativos. Houve 291 confirmados, dos quais oito morreram e 123 se recuperaram. Existem 64 exames em análise.
Recentemente, a SMS notou um aumento no percentual de testes positivos e isso ligou o sinal de alerta. Na média, os positivos diários costumam variar entre 6% e 8%, conforme Magalhães. Porém, em algum dia da semana passada, o índice subiu para 15%. Os repontes deixam o secretário um pouco mais preocupado, mas ele garante que a curva de crescimento na cidade está sob controle.
“Ainda está baixa. Temos monitorado os exames num todo e percebemos um aumento no percentual de resultados positivos. O crescimento tem sido gradual com a ampliação da testagem. Está dentro da projeção do município. O que nos preocupou foi o cenário da última semana, no qual o número de positivo oscilou para mais. Isso ligou um alerta para monitorar o crescimento de casos em Aparecida. Apesar disso, nossa curva de confirmados está dentro do esperado para esse momento em Aparecida”, frisou.