Categorias: Aparecida de Goiânia

Aparecida criará comissão para implantação do Hospital do Câncer

A implantação do Hospital do Câncer em Aparecida de Goiânia foi tema de reunião entre o prefeito Maguito Vilela (PMDB); a secretária Municipal de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues; o presidente da Câmara e prefeito eleito, Gustavo Mendanha (PMDB); e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), do Hospital das Clínicas e do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) nesta terça-feira (13).

Entre as medidas acertadas durante a reunião está a criação de uma comissão com membros técnicos da SMS, do Hospital das Clínicas e da SES-GO para elaboração da minuta do projeto para ser apresentado em Brasília no início de 2017.

“Aparecida possui áreas enormes, vocação industrial para uma possível parceria com empresários, campus da UFG, localização estratégica e todo potencial para abrigar o Hospital do Câncer. Sabemos que o câncer é uma doença que cresce a cada dia e atinge mais pessoas. Nos perguntamos se em Barretos foi possível um hospital oncológico modelo, por que não em Aparecida?”, ressaltou Maguito Vilela.

De acordo com a secretária Vânia Cristina, a unidade será gerenciada pelo Hospital das Clínicas e Universidade Federal de Goiás (UFG). “Não adianta construirmos o hospital e não termos profissionais especialistas na área. Por isso a parceria com a UFG, por meio do Hospital das Clínicas e curso de Medicina é fundamental. A unidade será ainda campo de pesquisa e formação”.  

Os integrantes da comissão, que serão definidos até 20 de dezembro, deverão elaborar uma minuta do projeto com argumentos clínicos, técnicos e estatísticos. Em seguida, o documento será apresentado ao Ministério da Saúde para receber autorização de recursos federais. “Aparecida possui um cheque em branco do Ministério da Saúde para uma unidade federal, ou seja, que seja construída e custeada com recursos da União. A cidade tem o terreno e ainda prestígio em Brasília para conseguir o investimento. A ideia de Maguito é construir uma unidade referência, assim como o de Barretos”, afirmou o promotor que presidiu a reunião, Érico de Pina.

De forma preliminar, a administração municipal informou que a unidade contará com internação, centro de diagnóstico, ala infantil, tratamentos gerais e oncológicos, cirurgias, radioterapia, leitos de Unidade de Pronto Atendimento (UTI) e de pronto atendimento, além de ter equipamentos de alta tecnologia.

Leia mais:

Thais Dutra

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024