A prefeitura de Aparecida de Goiânia comprou 60 termômetros de têmpora infravermelhos para verificar a temperatura de pacientes em unidades de saúde municipais e, assim, facilitar o diagnóstico de febre, um dos principais sintomas em pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Segundo o secretário de saúde, Alessandro Magalhães, pacientes com temperatura elevada serão priorizados no processo de triagem.
“Com esses termômetros reforçaremos os procedimentos preventivos e daremos celeridade à triagem dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), já que a febre é um dos principais sintomas nos pacientes com Covid-19. Dessa maneira, as pessoas que apresentarem temperatura acima de 37.8ºC serão priorizadas no atendimento, receberão a máscara cirúrgica imediatamente e serão isoladas até a avaliação médica”, ressalta o secretário.
As UPAs receberão 15 termômetros até terça-feira (31), segundo a SMS de Aparecida. Os equipamentos, de acordo com a prefeitura, foram adquiridos com recursos do teto de Média e Alta Complexidade (MAC) e do Piso de Atenção Básica (PAB) do Ministério da Saúde.
Os termômetros têm sensor de longo alcance com distância aproximada de medição de 10cm, com resultado num visor de LCD com retro iluminação. Os aparelhos têm alarme de febre e funcionam com bateria recarregável ou pilha de lítio.