A Prefeitura de Aparecida amplia a vacinação contra a Influenza e a partir desta segunda-feira (02/05), todos os grupos prioritários contemplados já poderão ser imunizados contra a gripe. Até então, apenas idosos e trabalhadores da saúde estavam autorizados a receber a vacina. A imunização está disponível nos 37 postos fixos da cidade, gratuitamente.
Crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, professores da rede de ensino pública e privada, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades já podem procurar os locais de vacinação, com documentos pessoais em mãos, bem como, se necessário, com algum comprovante da situação que a coloque entre os grupos prioritários.
Povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional também serão contemplados.
Conforme já ocorre todos os anos, ao final dessa etapa da Campanha, em 3 de junho, a vacinação contra a gripe poderá ser disponibilizada para toda a população. “Nesses primeiros dois meses priorizamos as pessoas com mais riscos de contaminação e de complicações pela doença. Por isso, é muito importante que os grupos prioritários aproveitem a oportunidade e se vacinem logo, antes do inverno, época mais propícia a doenças respiratórias. Logo em seguida, se o Ministério da Saúde autorizar, abrimos a imunização para todos os demais interessados, enquanto durar o estoque”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.
Proteção renovada
A gestora lembra ainda que a vacinação contra a Influenza é anual, independentemente da época em que os moradores receberam a última aplicação: “todas as pessoas que se vacinaram contra a gripe com doses da Campanha do ano passado, mesmo que tenha sido no final do ano ou em janeiro ou fevereiro deste ano, precisam retornar agora, quando chegar a sua vez, para receber essa dose de 2022, que protege contra novas cepas”.
Renata Cordeiro explica que a vacina contra a influenza é atualizada todos os anos, de acordo com os vírus em circulação: “O imunizante do SUS é trivalente e confere proteção contra os vírus H1N1, H3N2, e o vírus B. Seguro, ele previne casos graves e mortes. Quem costuma receber essa vacina já sabe dos benefícios e não fica sem!”