Publicidade
Aparecida de Goiânia
| Em 2 anos atrás

Aparecida amplia vacinação contra Covid-19 para bebês sem comorbidades

Compartilhar

A vacinação de crianças acima de 6 meses a menores de 3 anos, sem comorbidades, contra covid-19, com a Pfizer Baby, foi ampliada em Aparecida de Goiânia. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) passa a valer a partir desta quarta-feira (30), com aplicação da vacina pediátrica em 7 postos de vacinação na cidade.

O imunizante pediátrico para crianças está disponível na Central de Imunização, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes e Maternidade Marlene Teixeira. As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. A Central de Imunização está aberta de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábado das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.

Publicidade

Baixa procura

Até então, a vacina Pfizer Baby era destinada somente a crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades, com possibilidade de aplicação para o público infantil dessa faixa etária, sem comorbidades, por meio da xepa. A expectativa é de que com a ampliação a procura pela imunização das crianças, que estava abaixo do esperado, aumente.

Publicidade

De acordo com a Saúde de Aparecida, até o último levantamento, em 28 de novembro, apenas 106 doses foram aplicadas em crianças menores de 3 anos. O número representa pouco mais de 10% do estoque, correspondente às 970 doses disponíveis, recebidas pelo município.

Publicidade

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, alerta para a importância da vacinação dos bebês. “A procura está baixa, mesmo com a xepa da vacinação. Agora, com a ampliação da imunização para as crianças sem comorbidades, acredito que a demanda irá aumentar. É muito importante que os pais se conscientizem sobre a segurança e a importância da vacinação também entre as crianças. A vacina contra a covid-19 nos permitiu controlar a pandemia e já demonstrou que é eficaz”, pontua.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.