A Prefeitura de Aparecida iniciou nesta sexta-feira (12), uma nova parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), a instituição é considerada um centro de referência mundial em Saúde e vai ampliar o convênio para toda a rede do município.
Em entrevista ao Diário de Goiás, o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães explicou quais os termos dessa nova parceria. “Focado na implantação de um novo modelo de gestão por resultados, isso quer dizer que eles estão traçando metas para a administração, as UBS’s, para os hospitais, para as UPAs e a secretaria com a equipe técnica de gestão e todas as outras unidades nossas vão procurar atingir essas metas. Isso melhora a qualidade, a eficiência e a efetividade do serviço”, afirma.
O repasse desse novo convênio vai ser feito mensalmente. “Vai ser feito ao Sírio-Libanês na faixa de R$60 mil reais por mês durante 12 meses. O Lean nós investimos entorno de R$40mil por mês durante seis meses e o ganho de eficiência que tivemos compensou o investimento que nós fizemos”, destaca.
Segundo o secretário o Sírio-Libanês vai avaliar os indicadores de qualidade e de quantidade e sugerir intervenções nesses processos de trabalho. “Do mesmo jeito que ele foi feito nas UPA’s. No passado a gente implantou o Lean e o que aconteceu, o tempo que o paciente chegava nas UPAs foi reduzido em mais de 100% era de 7 horas e passou a ser 2 horas, isso agiliza. Isso vai ser replicado para as nossas UBS’s e para o hospital”, aponta Magalhães.
Ainda de acordo com o secretário o hospital está com taxa de ocupação acima de 80% que foi traçado como meta, sendo o ideal para um hospital. “Esse mês de junho alcançou as metas. A pediatria até ultrapassou 110%. A parte de UTI também alcançou 95% da meta e na internação clínica 93%”, declara.