Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

Ao completar nomeações no primeiro escalão, Iris justifica demora

Compartilhar

Publicidade

Após quase um mês e meio, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), finalmente completou a nomeação de integrantes para o primeiro escalão da administração municipal. Na Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), assume Gilberto Marques Neto e para a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Fernando Meirelles. Em solenidade para dar posse dos novos presidentes, Iris Rezende justificou em discurso que a demora era porque “não tem o direito de errar”.

Publicidade

“Com estas nomeações estamos encerrando as nomeações para o primeiro escalão da gestão municipal. Já ocupei a prefeitura por algumas vezes, logo no primeiro ou no segundo dia, já empossava toda a equipe. Esta é a terceira e última solenidade de posse de membros do primeiro escalão. Me perguntaram porque estou demorando tanto, eu disse que não tinha direito de errar. Nas outras vezes teria desculpa que seria falta de experiência, agora não. Tive muito cuidado, muito zelo”, afirmou.

Publicidade

Meio Ambiente

Ao justificar a demora que teve para nomear o presidente efetivo da Agência Municipal do Meio Ambiente, o prefeito Iris Rezende argumentou que Goiânia alcançou na última década referências importantes, e que precisam ser expandidas. Ele disse que por isso houve um critério rigoroso para nomear Gilberto Marques Neto para o cargo.

Publicidade

O prefeito destacou que na gestão anterior dele Goiânia alcançou a condição de ser a segunda cidade mais arborizada do mundo, perdendo apenas para Edmonton no Canadá. Além disso, afirmou que a capital tinha apenas cinco parques municipais e quando deixou a administração passou a ter 26.

“Goiânia foi anunciada não faz muito tempo como segunda cidade mais arborizada do mundo e Goiânia não pode perder esta condição, daí vocês vão notar o porquê para uma pessoa para ocupara a Agência Municipal do Meio Ambiente, fui buscar não um doutor no Meio Ambiente, mas que um executivo e uma pessoa que vive em contato com a natureza, uma pessoa que acompanho deste criança, filho de um amigo meu. O Gilberto Marques Neto é uma pessoa diferente, é exemplo na área de produção de peixe, da preservação do verde nas suas propriedades e estudioso do assunto”, disse o prefeito em discurso.

Gilberto Marques Neto substituiu Luiz Fernando Santana, que ocupava interinamente desde 20 de janeiro a presidência da AMMA. A nomeação dele já foi publicada no Diário Oficial do Município, na edição desta sexta-feira (10).

Transporte Coletivo

Ao dizer sobre transporte coletivo, o prefeito destacou que da última vez que administrou a Prefeitura de Goiânia, promoveu licitação que permitiu que as empresas comprassem ônibus novos e que fossem diminuídas as reclamações do questionado serviço de transporte coletivo da capital. O prefeito Iris Rezende também fez justificativa da demora na definição do nome para ocupar a titularidade da CMTC.

“Também demorei para escolher o presidente que é de competência do Município de Goiânia da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos. É um dos problemas mais graves que a gente tem, o transporte coletivo. Só quem usa é que sabe o que os usuários têm passado. Eu precisava de um jovem com conhecimento, com a determinação do Fernando Meirelles para a administração desta companhia”, destacou.

Iris disse que também conhece Fernando Meirelles desde criança, já que foi deputado na mesma época que o pai dele, Olinto Meirelles. Fernando substitui Murilo Ulhôa. A nomeação dele ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município.

Ao tomar posse, em rápidas palavras o novo presidente da CMTC se comprometeu a atender todas as determinações do prefeito e prometeu melhorar a qualidade do transporte coletivo.

Indicações políticas

Durante discurso, Iris Rezende disse que a escolha dele não foi apenas política, mas técnica também. “Mais de dois meses de estudos e avaliações, e não apenas como muitos pensam, atendendo a questões políticas, escolhi o secretariado atendendo sobretudo os interesses desta cidade, que estar a merecer desta geração, uma atenção muito especial”, argumentou.

Os dois novos presidentes foram questionados pelo Diário de Goiás do tom político das indicações deles para pastas importantes na Prefeitura de Goiânia.Gilberto Marques Neto é filho do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho. Fernando Meirelles é irmão do deputado estadual Cláudio Meirelles.

“Quem tem que responder isso pra vocês é o prefeito. Ele é muito criterioso na escolha dos seus auxiliares, ele tem seus motivos. Gostaria que o senhor perguntasse a ele. A gente tem um conhecimento amplo, um conhecimento com quem está na volta de Goiânia. Vamos ter um diálogo aberto, não vamos ter dificuldades”, afirmou Fernando Meirelles, novo presidente da CMTC.

“Qualquer crítica que possa haver, acredito que possa ser muito sem fundamento porque tenho minha vida própria, meu histórico de trabalho, há mais de 20 anos no agronegócio e desde 2002, participando de entidades, presidindo associações, fazendo parte de diretorias”, alegou Gilberto Marques Neto, novo presidente da AMMA.

Perfil dos novos presidentes da CMTC e AMMA

Gilberto Marques Neto é médico veterinário formado pela Universidade Federal De Goiás (UFG), com Master of Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, com atuação em liderança estratégica. Além disso, foi diretor-financeiro da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Gilberto tem 38 anos.

Fernando Meirelles é formado em Direto pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), foi vereador por Aparecida de Goiânia entre 2001 e 2004. Além disso, é presidente regional do Partido Trabalhista Cristão (PTC). Fernando tem 52 anos e é casado.

Secretarias Extraordinárias

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende não deve fazer nomeações para secretarias extraordinárias. O motivo é o corte de gastos a ser feito na administração municipal.

2º e 3º escalões

O prefeito Iris Rezende afirmou ainda durante a solenidade que também está finalizando as nomeações para os 2º e 3° escalões da prefeitura.

Leia mais

Iris define nomes para CMTC e AMMA

Encontramos o Mutirama sucateado, diz presidente da Agetul

Prestes a completar um mês na prefeitura, Iris não define titulares na CMTC e AMMA

Iris anuncia novos secretários nesta sexta (13)

Publicidade