A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estendeu o prazo de validade dos testes para covid-19 que estão estocados pelo Ministério da Saúde. A informação é da diretora da reguladora, Cristiane Jourdan, em audiência no Congresso.
Segundo ela, a extensão valerá por quatro meses a partir do vencimento original. Portanto, os que venceriam neste mês poderão ser usados até abril.
O Ministério da Saúde informou que mais de 7 milhões de testes estão estocados e parte já venceria neste mês. Outros perderiam a validade em janeiro, fevereiro e março.
De acordo com a diretora, a decisão tem caráter excepcional e seguiu critérios técnicos. “Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à extensão dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde”, disse.
A Anvisa fez exigências ao Ministério da Saúde. Os lotes comprados devem ser analisados mensalmente para que seja atestada a eficácia e deve ser feito um monitoramento sobre todas as fases de manipulação dos medicamentos, como transporte e armazenamento.