Ficou para semana que vem o anúncio oficial com a publicização dos devidos critérios para o saque das contas ativas do Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep. A expectativa inicial era que o presidente e sua equipe econômica anunciassem à medida de maneira oficial ainda nesta quinta-feira (18/07). O presidente chegou a dizer no começo da manhã à alguns jornalistas que ajustes estavam sendo feitos mas que “deve ser anunciado hoje”.
Quem ficou por conta de falar que não seria hoje, foi o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O ministro reiterou o que o presidente disse: os detalhes ainda estão sendo fechados pelas equipes técnicas. “Tomamos a decisão que na semana próxima vai ser feita a apresentação da medida provisória que trata da questão do fundo de garantia e também do PIS/Pasep. Os dois serão apresentados conjuntamente, provavelmente entre quarta e quinta, vai depender da agenda do presidente”, disse o ministro.
O saque das contas ativas do FGTS foi uma possibilidade levantada por Paulo Guedes aproximadamente dois meses atrás e veio criando corpo ao longo desses dias. Ontem (17/07) em visita à Argentina para reunião da Cúpula do Mercosul, o Governo confirmou que o saque das contas ativas – não apenas das inativas – seria formalizado e anunciado “dentro dos próximos dias”.