Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Ano Calendário do IRPF começa no dia 1° de março

Compartilhar

Começa no dia 1° de março e segue até o último dia útil do mês de abril, o período de declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) para o ano de 2015.

Em entrevista ao jornalista Altair Tavares, pela Rádio Vinha FM, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Edson Beto dos Santos, afirmou que uma das preocupações do CRC é que as pessoas deixam para resolver a documentação no fim do prazo. Ele orienta que isso não seja feito, já que atualmente a Receita Federal disponibiliza a consulta online.

Publicidade

De acordo com Edson dos Santos, as pessoas jurídicas têm até 28/02 para apresentarem à Receita Federal os documentos com os pagamentos feitos em 2015 aos funcionários e prestadores de serviços. Essas notas também devem ser anexadas aos documentos das pessoas físicas.

Publicidade

O presidente do CRC chamou a atenção para a quantidade de rendimentos. Segundo ele, trabalhadores como os profissionais liberais, por exemplo, que prestam serviços a várias fontes, devem prestar conta de todas as rendas, sob pena de ter sua declaração em malha.

Publicidade

Segundo Edson dos Santos, o rascunho do IRPF disponibilizado no site da Receita Federal é um facilitador. Por meio de um cadastro, as pessoas podem acompanhar a vida financeira. Caso escolham fazer a declaração do Imposto de Renda pela rede, é necessário um certificado online, que custa em média R$ 170 com validade de um ano, e R$ 400 com validade de três anos.

No entanto, essa função pode ser exercida pelo profissional da Contabilidade. O presidente do CRC, ressaltou que com a tendência de ampliação das exigências, as pessoas devem ter um contador assim como têm um médico particular de confiança.

Publicidade

Clique aqui e veja a obrigatoriedade de apresentação do IRPF

Publicidade