A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã mais nova da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, no Rio de Janeiro, foi eleita como uma das 12 Mulheres do Ano de 2023 pela revista Time. Anielle é a única brasileira da lista.
A ministra afirma que entrou para o meio político após a morte da irmã, morta em uma emboscada. “Perdi o medo quando mataram minha irmã. Agora luto por algo maior do que eu”, disse à Time. De acordo com a revista, o processo de seleção dos nomes indicados considera a promoção para desenvolver grandes mudanças e enfrentar desafios, que foi o caso de Anielle.
A Time ainda descreveu o perfil de Anielle citando traços de sua personalidade que levaram a construção de políticas públicas, voltadas para os direitos dos negros. “A trágica história familiar, a personalidade calorosa e o uso hábil das mídias sociais transformaram Anielle, ora reservada, em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”, destacou a revista.
Anielle é uma das fundadoras do Instituto Marielle Franco, construído meses após a morte da irmã. A ONG foi muito importante para o fortalecimento das mulheres negras, e produziu relatórios sobre a desigualdade em relação às mulheres negras na sociedade brasileira.
A revista destacou que o trabalho da ONG teve impacto positivo. Nas eleições de 2022 houve um número recorde de mulheres negras concorrendo, com número crescente de eleitas, em relação a última eleição. À Time Anielle declarou: “Eu espero que a população negra ocupe o papel de protagonistas na nossa sociedade, e não apenas a capa de jornais como vítimas de um genocídio”, disse a ministra.
Confira a lista das 12 Mulheres do Ano da Time:
Com informações do G1