Os jovens a partir de 18 anos de idade poderão se vacinar contra a covid-19 em Anicuns a partir desta quinta-feira (19), conforme anunciou a prefeitura. O município é o 15º entre os 60 mais populosos do estado a alcançar esta faixa etária.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 65% da população adulta de Anicuns tomou pelo menos a primeira dose do imunizante. Os adultos com o esquema vacinal completo são aproximadamente 37%.
Entre os mais jovens, a procura pela vacina tem sido grande. “Estávamos nos 22 e baixamos para os 20 e agora 18, e a adesão foi muito grande. A maior quantidade de vacinas que aplicamos até agora foi nessa idade”, relata o secretário de Saúde, Thiago Moura.
O titular da SMS ressalta que, embora a idade já permita que todos os adultos procurem a imunização, ainda não há doses suficientes para todos. “Não há vacinas suficientes para vacinar de 90% a 100%. Precisaremos de 8 mil a 9 mil vacinas para isso”, destaca.
O planejamento para alcançar o 90% de cobertura vacinal entre os adultos preconizado pelo Ministério da Saúde em Anicuns é o dia 15 de outubro. Para isso, a prefeitura deve tomar algumas medidas que visam incentivar a vacinação daqueles que, até agora, não foram aos postos de imunização.
Além de divulgação nas redes sociais, deve haver um decreto endurecendo as regras para os não vacinados. “Em locais como eventos só poderão entrar vacinados. Isso serve também para bares e casas noturnas. Quem estiver vacinado, poderá entrar. Quem não tiver, não vai entrar. Eu acho que assim conseguiremos, no mais tardar, no dia 15 de outubro, ter 90% da população vacinada”, pontuou Moura.
O secretário de Saúde diz que os números de Anicuns mostram que a vacinação é eficaz. “Já baixou consideravelmente o número de doentes e internações, sobretudo nas faixas etárias que já receberam a segunda dose. É fruto da vacinação e da prevenção. O número caiu vertiginosamente”, afirma, citando que o município já teve 400 casos ativos e hoje não chega a 100.
Além de Anicuns, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Valparaíso, Trindade, Formosa, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Goianésia, Posse, Minaçu, Itapaci, Abadiânia e Aragarças – entre as cidades de pelo menos 20 mil habitantes do estado – já vacinam pessoas de 18 anos.