O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, anunciou nesta quarta-feira (1) que o município entrou no cenário de risco moderado pela matriz adotada pela prefeitura no combate ao coronavírus Sars-CoV-2. Por isso, a partir de sexta-feira (3), bares, restaurantes, parques, praças e espaços esportivos serão fechados.
A cidade chega ao nível moderado após atingir 33% da ocupação dos leitos de UTI municipais exclusivos para pacientes com Covid-19. São 11 internados nos 33 leitos disponíveis. A prefeitura espera ampliar, em até 15 dias, os leitos de UTI para tratar a doença para 61.
As indústrias do Daia precisarão adotar regime de trabalho 12×36 ou promover rodízio dos trabalhadores. O comércio terá funcionamento restrito de segunda a sexta-feira, sendo obrigado a fechar aos fins de semana. Nenhum estabelecimento comercial poderá abrir, mesmo nos dias de semana, após às 22h.
Haverá também um rodízio de abertura do comércio, ainda a ser detalhado pela prefeitura. “Os comércios no Centro e nas principais avenidas da cidade também vão estabelecer um rodízio, com alguns funcionando no período matutino e outros no período vespertino”, disse o prefeito.
Além disso, foi estabelecida multa de R$ 5 mil para quem infringir regras e promover festas em residências. A autuação será feita na matriz do imóvel e cobrada junto com o IPTU.