Publicidade

Anápolis libera uso de máscaras também em ambientes fechados

Por 3 anos atrás

A prefeitura de Anápolis publicou numa edição extra do Diário Oficial, neste sábado (12), um decreto que retira a obrigatoriedade do uso da máscara em todos os ambientes, incluindo fechados. A decisão já vinha sendo discutida desde a sexta-feira (11) e foi tomada com base numa nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A desobrigação em ambientes abertos já havia sido anunciada em 15 de fevereiro.

O documento emitido pela pasta considera a queda no número de casos, internações e óbitos por covid-19. Atualmente, a cidade tem apenas sete pessoas internadas com a doença.

Publicidade

A máscara, no entanto, seguirá obrigatória em serviços de saúde, por funcionários, profissionais, usuários, visitantes e demais pessoas que se encontrem nas unidades.

Publicidade

O decreto também revoga outras medidas de controle tomadas desde o início da pandemia de covid-19. Com isso, também deixa de valer o afastamento remunerado de servidores públicos. No caso do setor privado, há ressalvas “em razão da excepcionalidade da Covid-19, e demais normatizações em contrário”.

Publicidade

Segundo os dados da Semusa, 90% da população vacinável da cidade recebeu a primeira dose e 75% completou o esquema vacinal.

Nota técnica estadual

Na última quinta-feira (10), a Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota técnica que libera o uso de máscara em ambientes abertos para municípios que atingiram pelo menos 75% da população imunizada contra a covid-19. Segundo os dados da SES-GO, Anápolis não se encaixaria. Contudo, os dados municipais indicam um número maior de pessoas vacinadas que os registrados no sistema do Ministério da Saúde. A divergência ocorre pela demora na inserção dos dados.

Além de Anápolis, Caldas Novas e Rio Quente também já desobrigaram o uso de máscaras em ambientes fechados.

Publicidade
Compartilhar
Rafael Tomazeti

Jornalista