A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa) confirmou nesta segunda-feira (20) o primeiro caso de infecção pela cepa H3N2 do vírus influenza A. Essa linhagem é tida como responsável por epidemias de gripe em cidades como Rio de Janeiro e Vitória.
Este caso foi registrado na rede pública, mas a Semusa diz que também há infecções pela cepa diagnosticados na rede privada. Todavia, como casos de gripe não são de notificação compulsória, não há como precisar a quantidade.
Veja: Anápolis reduz intervalo para aplicação de reforço contra a covid
Não há registros de casos graves, porém, de gripe no município. Vale lembrar que a notificação da doença só é obrigatória caso haja evolução para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Já há registros de circulação da cepa H3N2 em outras cidades de Goiás. Em Rio Verde, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou pelo menos 15 casos da doença. O balanço mais recente da Secretaria Estadual de Saúde aponta que havia 30 casos de infecção por esta cepa.
As autoridades de saúde orientam que, por tratar-se de uma doença do trato respiratório, as medidas preventivas são as mesmas para a covid-19: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento físico.