O Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves ganhou mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratar pessoas com Covid-19. Agora, somente nesta unidade, são 16 leitos com respiradores, além da sala de estabilização. No total, Anápolis chega a 43 UTIs para tratamento da doença causada pelo coronavírus Sars-CoV-2.
Uma parte da enfermaria da unidade foi adaptada para receber os respiradores que são utilizados em pacientes graves. O Centro de Internação ainda possui mais 30 leitos de enfermaria e 20 deles contam com aparelhos que ajudam a melhorar a respiração.
“Temos os aparelhos de CPAP e ainda fazemos o protocolo de fisioterapia pulmonar que vem surtindo efeitos positivos e evitando a intubação de muitos pacientes”, explica o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.
Em um planejamento divulgado há cerca de duas semanas, o prefeito Roberto Naves informou que expandiria a disponibilidade de UTIs para Covid-19 para cerca de 60. Além dos leitos abertos no Norma Pizzari, seriam mais 10 na Santa Casa e outros contratados no Hospital Ânima.
No fim de semana, 35 leitos de enfermaria foram abertos na unidade de saúde do Residencial Leblon, elevando a capacidade de atendimento clínico à Covid-19 em Anápolis para 65.