O estado do Amapá entra nesta sexta-feira (6/11) no 4º dia de apagão em 13 dos 16 municípios do estado. Já são quase 60 horas que cerca de 90% da população está sem energia elétrica. Apesar de o serviço para o reparo na subestação atingida por um incêndio na noite de terça-feira (3/11) ter sido iniciado, ainda não houve restabelecimento do serviço, segundo o governo do Amapá.
Moradores explicam pelas redes sociais o que está sendo afetado com este apagão, por exemplo, a falta de água encanada, água mineral e gelo, Internet e serviços de telefonia. A maioria dos postos de gasolina não tem gerador e não consegue operar. Caixas eletrônicos e máquinas de cartão não funcionam. Postos de combustíveis que usam geradores para obter energia estão com filas enormes desde as primeiras horas da manhã. Na quinta-feira (5), eles foram autorizados a ficarem abertos por 24 horas.
Ainda de acordo com moradores, há filas também em supermercados e locais de revenda de água, em especial em Macapá, que tem 60% da população do estado. Ainda ontem, a prefeitura de Macapá decretou estado de calamidade pública.